Educação, cultura e esportes

Plenarinho divulga projetos que serão discutidos no Câmara Mirim deste ano

04/08/2017 - 20:00  

A Câmara dos Deputados divulgou, nesta sexta-feira (4), os três projetos de lei que serão discutidos no Câmara Mirim 2017. O evento, promovido pelo portal infantojuvenil Plenarinho, será realizado nos dias 19 e 20 de outubro. Ao todo, foram recebidas 541 propostas elaboradas por crianças e adolescentes de todo o País.

Os textos selecionados tratam de:
- padronização da data de fabricação e validade dos produtos - da aluna Bianca França Oliveira, 7º ano, de Presidente Médici (RO);
- tradução dos documentos de refugiados - do estudante Caio Vinicius Santiago Simas, 7º ano, de Joinville (SC); e
- saúde na escola - de João Otávio Turatti Barbosa, 8º ano, de Monte Carmelo (MG).

Câmara Mirim
Promovido anualmente pelo Plenarinho, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei e defendê-los no Plenário da Casa. Em 2017, a iniciativa chega à sua 12ª edição.

Durante dois dias, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, fazem o papel de deputados, cabendo a eles debater e votar três propostas selecionadas entre as que foram enviadas ao Plenarinho ao longo do ano.

O objetivo do programa é conscientizar os estudantes sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do cotidiano e da busca por soluções.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.