Educação, cultura e esportes

Exposição na Câmara homenageia a Revolução Pernambucana de 1817

A mostra faz parte da série Histórias não Contadas, na qual a Câmara apresenta a memória de determinados fatos desprezados ou omitidos pela história oficial

11/07/2017 - 16:01  

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Exposição
Influenciada pelas ideias iluministas, a Revolução Pernambucana ultrapassou a fase conspiratória e chegou a tomar, de fato, o poder, estabelecer um governo provisório e bbuscar apoio de outras províncias

A Câmara dos Deputados recebe, de 10 de julho a 2 de agosto de 2017, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, a exposição “Avante Patriotas! 200 anos da Revolução Pernambucana”.

Na mostra, o visitante poderá ver reproduções de obras raras, como o quadro “Benção das Bandeiras Republicanas”, do artista Antônio Parreiras; e o retrato de D. João VI, do pintor e desenhista francês Debret; além de armas, móveis e objetos de um dos mais importantes movimentos revolucionários do período colonial brasileiro.

As obras originais pertencem aos acervos do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico, Arquivo Público Estadual e Museu da Cidade do Recife, todos do estado de Pernambuco. Também serão expostas reproduções de obras do Palácio da Redenção (PB), do Panteão da Pátria e do Ministério das Relações Exteriores.

A mostra faz parte da série Histórias não Contadas, na qual a Câmara apresenta a memória de determinados fatos desprezados ou omitidos pela história oficial. O objetivo é contribuir para que a história do Brasil não fique restrita aos circuitos acadêmicos e intelectuais, e que possa ser mais conhecida pela população.

Revolução Pernambucana
Em 1817, eclodiu na capitania de Pernambuco um dos mais importantes movimentos revolucionários do período colonial brasileiro: a Revolução Pernambucana. De cunho emancipacionista, teve, entre suas causas, a crise econômica que atingia diretamente o comércio, a forte seca que assolava a região e as despesas e exageros da Corte recém-chegada ao Rio de Janeiro, que obrigava o governo de Pernambuco a pagar pesados impostos para custeá-la.

Influenciado pelas ideias iluministas, disseminadas principalmente pela maçonaria e pelo Seminário de Olinda, o movimento ultrapassou a fase conspiratória e chegou a tomar, de fato, o poder, estabelecer um governo provisório e buscar apoio de outras províncias.

Chegou ao fim após cerca de 75 dias, depois de sofrer dura repressão. Apesar de sua curta duração, deixou evidente o enfraquecimento do sistema colonial, que viria mais tarde a ser percebido em outros movimentos, culminando na Proclamação da Independência, em 1822.

Serviço
Exposição: Avante Patriotas! 200 anos da Revolução Pernambucana
Data: 10 de julho a 2 de agosto de 2017
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães | Câmara dos Deputados – Brasília-DF

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.