Educação, cultura e esportes

Câmara dos Deputados é primeira instituição pública a divulgar acervo artístico em canal virtual

Canal no Google Arts&Culture vai divulgar mais de 200 fotos de obras de arte

04/07/2017 - 20:02  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Lançamento do canal da Câmara na plataforma virtual Google Arts & Culture
Rodrigo Maia: a ideia é manter o Legislativo “cada vez mais aberto”, ainda que em momento de conturbação política

A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (4) um canal virtual no Google Arts&Culture para divulgar mais de 200 fotos de obras de arte que pertencem ao seu acervo.

A Casa é a primeira instituição pública a firmar parceria com o segmento cultural do Google, que têm hoje mais de 100 milhões de itens catalogados, grande parte em alta resolução.

Será possível observar os detalhes da obra “Candangos”, de Di Cavalcanti, sua maior criação em importância e tamanho, com mais de dois metros de altura e quase nove de comprimento, e “Tiradentes ante o Carrasco”, de Rafael Falco, que é a tela mais conhecida do acervo da Câmara.

Durante a cerimônia de lançamento no salão verde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou que a iniciativa vai “aumentar a autoestima da Casa, mostrando seus aspectos positivos à população”. Ele acrescentou que a ideia é manter o Legislativo “cada vez mais aberto”, ainda que em momento de conturbação política.

Para o diretor de parcerias estratégicas do Google na América Latina, Alessandro Germano, o objetivo é divulgar o viés cultural da Câmara. “A tecnologia ajuda a colocar o acervo da Câmara, a arquitetura, e as histórias ao alcance de uma população muito maior que não precisa necessariamente vir aqui”, disse.

Germano acredita que a lista de obras disponíveis na plataforma deve aumentar nos próximos meses.

Exposições
O canal virtual da Câmara vai exibir as exposições realizadas pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados com enfoque em mobiliário e escultura presentes nos salões do Congresso Nacional, entre outras.

Para esse lançamento, o Museu da Câmara criou três exposições virtuais: uma sobre o Palácio Tiradentes (antiga sede do Poder Legislativo, no Rio de Janeiro), outra sobre as artes e a arquitetura da casa e uma terceira para mostrar os presentes recebidos por autoridades e doadas ao Museu.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Lançamento do canal da Câmara na plataforma virtual Google Arts & Culture
Canal virtual vai exibir exposições realizadas pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados com enfoque em mobiliário e escultura presentes nos salões do Congresso Nacional, entre outras.

Das obras que foram digitalizadas para o Google Arts & Culture, 50 delas foram capturadas em ultra-resolução pela Art Camera, possibilitando uma visão muito mais detalhada das peças.

Os “visitantes” ainda terão acesso a seis itinerários virtuais pelo Street View nos edifícios que compõem a Câmara, passando pelos diversos ambientes e permitindo até mesmo uma vista da Esplanada dos Ministérios a partir do terraço do Congresso Nacional.

O secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Márcio Marinho (PRB-BA), destacou que a ferramenta vai dar mais visibilidade ao patrimônio cultural do Congresso. “Estamos dentro de uma arquitetura magnífica que todo mundo conhece por fora, mas as vezes não sabe como é por dentro.”

O tour virtual vai mostrar: rampa de acesso ao Palácio do Congresso Nacional, Salão Negro, Salão Nobre da Câmara, Salão Verde, Plenário Ulysses Guimarães, Biblioteca, plenários das comissões temáticas, Auditório Nereu Ramos, terraço do Anexo IV (jardins e capela) e Anexo I (rampa de acesso, hall e cobertura). Esses espaços poderão ser visitados de forma livre, ou seja, o internauta escolhe por onde começar e por onde circular.

Como acessar  
O canal da Câmara dos Deputados na plataforma Google Arts&Culture está disponível na categoria “Parceiros”. O endereço eletrônico é https://www.google.com/culturalinstitute/beta/partner/camara-dos-deputados-brasil.

O aplicativo da plataforma está disponível gratuitamente no Google Play (Android) e na Apple Store (IOS).

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.