Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

19/06/2017 - 16h04

Educação aprova projeto que inclui na LDB ações de combate ao bullying

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Aliel Machado (REDE-RS)
Machado: violência social que mata milhares e atinge a cidadania

A Comissão de Educação aprovou projeto da deputada Keiko Ota (PSB-SP) que acrescenta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) a previsão de ações destinadas a promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente o bullying (PL 5826/16). A proposta também prevê que estabelecimentos de ensino promova a cultura de paz nas escolas.

O relator, deputado Aliel Machado (Rede-PR), apresentou parecer pela aprovação do projeto e ressaltou que o bullying é uma prática intolerável que pode assumir as formas verbal, física, psicológica, moral, sexual e até mesmo virtual (ou cyberbullying), que potencializa todas as demais e, portanto, deve ser combatido.

“Tal proposta alinha-se com as discussões atuais da educação mundial e a perspectiva da educação nacional, num cenário de violência social que mata mais de 50 mil pessoas ao ano, ferindo a cidadania e a dignidade de tantas famílias brasileiras. A escola é local de aprender a cultura de paz, através de uma efetiva educação para a paz e prevenção das violências”, afirmou Machado.

Tramitação
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Erasmo Neto | 20/06/2017 - 10h39
“Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro.” (Ruy Barbosa).Cabala é instrumento de adoração religiosa?Não lembro de quem é a síntese:"A paz só se realizara quando o povo for intelectualizado".Reeducação geral em processo aberto,contrariando os processos de comunicação esotéricos."Conhecereis a verdade e esta Te libertará".