Educação, cultura e esportes

Comissão de Cultura discute criação do dia da viola caipira

14/06/2017 - 07:57  

Câmara dos Deputados
TV Câmara - #Brasil Caipira - dupla Gabriel Dias & Bertellini
O programa Brasil Caipira é apresentado pela TV Câmara

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (14) audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional da Música e Viola Caipira.

Solicitaram a audiência os deputados Evandro Roman (PSD-PR), João Daniel (PT-SE), Sérgio Reis (PRB- SP) e Jean Wyllys (Psol-RJ).

Os parlamentares argumentam que 13 de julho – que seria o dia da viola caipira – é uma data especial porque se comemora o nascimento de Cornélio Pires, folclorista e expoente desse estilo de música que se destacou como artista e fomentador da tradição brasileira.

Um dos autores do requerimento de audiência, Evandro Roman lembra que as modas de viola são passadas de geração em geração e acabam formando o caráter de milhares de pessoas.

"O interior do Brasil é fantástico. No Paraná, em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Tocantins, a viola tem destaque na música."

Convidados
Foram convidados para a audiência a dupla caipira Zé Mulato e Cassiano; o professor de artes da USP Roberto Nunes Corrêa; o produtor e apresentador do programa Brasil Caipira, da TV Câmara, Luiz Rocha; e o representante da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil, Volmi Batista da Silva.

A audiência está prevista para o plenário 10, às 9 horas.

A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCâmara.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.