Educação, cultura e esportes

Projeto transforma Festa da Uva em patrimônio cultural do Brasil

25/05/2017 - 09:35  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Dep. Mauro Pereira (PMDB - RS) concede entrevista
Mauro Pereira: objetivo da proposta é valorizar um conjunto de tradições muito caras à formação da população brasileira do Sul, cuja memória importa ao Estado preservar

O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados que torna a “Festa da Uva”, realizada a cada dois anos no município de Caxias do Sul (RS), Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O objetivo do projeto (PL 3529/15), segundo o deputado, é valorizar “um conjunto de tradições muito caras à formação da população brasileira do Sul, cuja memória importa ao Estado preservar”.

Expressões e tradições
O conceito de Patrimônio Cultural Imaterial foi criado pela Unesco, órgão das Nações Unidas, e compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

A Festa da Uva teve início em 1931 e tem origem em eventos agroindustriais realizado pelos descendentes de imigrantes italianos que se instalaram na região de Caixas do Sul e passaram a plantar uva e produzir vinhos. A última edição foi realizada em 2014.

Atualmente, entre as celebrações consideradas patrimônio imaterial do País estão o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (PA), o Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi (MA) e a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ).

Tramitação
O PL 3529/15 tramita em caráter conclusivo nas comissões de Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3529/2015

Íntegra da proposta