Educação, cultura e esportes

Câmara instala comissão especial para promover cultura da paz

23/05/2017 - 18:35  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública sobre as medidas cautelares pessoais. Dep. Keiko Ota (PSB - SP)
A deputada Keiko Ota, presidente do colegiado

A Câmara dos Deputados instalou comissão especial com objetivo de apresentar soluções legislativas que promovam a cultura da paz. Eleita na quarta-feira (17), a presidente será a deputada Keiko Ota (PSB-SP), autora do requerimento para criação do colegiado.

O deputado Aliel Machado (Rede-PR) foi escolhido relator. Os vice-presidentes serão Diego Garcia (PHS-PR), Lincoln Portela (PRB-MG) e Raquel Muniz (PSD-MG).

A Organização das Nações Unidas (ONU) define a cultura da paz como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados, entre outros, no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

Para Keiko Ota, o Brasil vive, há várias décadas, uma cultura da violência, e é necessário romper esse ciclo. “Hoje, a referência na periferia é o crime, a violência”, disse “Se queremos um Brasil melhor, temos que levar a cultura de paz para as escolas, empoderando as crianças.”

Uma proposta que terá o apoio da comissão, segundo Keiko Ota, é a que prevê que todas as escolas tenham psicólogos e assistentes sociais (PL 3688/00). O texto está pronto para votação no Plenário.

Perdão
A deputada lembrou que ela mesma foi vítima de violência. Em 1997, seu filho Ives, de oito anos, foi sequestrado e morto. Segundo ela, que participou da prática da justiça restaurativa, cultivar a paz permitiu que conseguisse perdoar os assassinos e defender uma sociedade menos violenta.

Keiko Ota é autora da proposta que originou o Dia Nacional do Perdão (Lei 13.437/17). A data será lembrada anualmente em 30 de agosto.

Da Redação - RM
Com informações da Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.