Segurança

Projeto garante escola em novo endereço para filho de vítima de violência

20/04/2016 - 11:44  

Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia dos Contadores de Histórias. Dep. Rômulo Gouveia (PSD - PB)
Gouveia destaca a importância de se garantir a escola para as crianças, já atingidas pelo trauma decorrente da violência

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que prevê a matrícula imediata dos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar em escolas próximas ao novo domicílio, nos casos de afastamento da mulher do lar.

O Projeto de Lei 2973/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), dá ao juiz o poder de determinar a matrícula imediata, independentemente da existência de vagas, na escola pública de educação básica mais perto ou, se essa não existir, na escola particular mais próxima.

Segundo o projeto, o Conselho Tutelar deverá ser comunicado para acompanhar o caso.

Rômulo Gouveia argumenta que a continuidade dos estudos dos dependentes das vítimas de violência doméstica constitui medida protetiva fundamental. “A interrupção da trajetória escolar resultaria em imenso prejuízo para tais famílias, já submetidas a pesado trauma psicológico e social”, afirma.

A proposta acrescenta um inciso à Lei Maria da Penha (11.340/06), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2973/2015

Íntegra da proposta