Educação, cultura e esportes

Câmara lança novo portal do Plenarinho na internet

Voltado para o público infantojuvenil, o novo produto traz uma navegação mais simples e opções de acessibilidade, como a Linguagem Brasileira de Sinais

14/03/2017 - 08:17  

Divulgação
Comunicação - internet - Plenarinho - site novo

A Câmara dos Deputados lança nesta terça-feira o novo portal do Plenarinho na internet. A novidade traz uma navegação mais simples, apresenta opções de acessibilidade, como audiodescrição de todas as imagens estáticas, roteiros textuais de vídeos e inserção de Linguagem Brasileira de Sinais - Libras, e adapta-se automaticamente aos dispositivos que o público infantojuvenil usa, como computador, tablete ou celular.

Com o novo portal, ficou mais fácil acessar os produtos, como quadrinhos, desenhos animados, jogos e textos, voltados a estimular a participação política do jovem e seu conhecimento sobre democracia, com ênfase no Poder Legislativo.

Evento de lançamento
O lançamento do portal do Plenarinho ocorrerá às 15h30, no Salão Verde da Câmara, com a presença de alunos de escolas públicas e particulares. Além de conhecer o novo produto, os participantes do evento farão uma visitação cívica pelas duas casas legislativas – Câmara e Senado.

O Plenarinho
O Plenarinho é o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados na internet, criado em 2004 com o intuito de aliar educação, comunicação e política, de forma lúdica, para o público jovem. Desde então, temas complexos relacionados ao Poder Legislativo e à democracia são disponibilizados na página, a exemplo do Jogo do Orçamento, campeão de acessos no portal, que dá à garotada a chance de alocar os recursos em obras e serviços públicos.

O Plenarinho também trabalha com os direitos da infância, traduzidos em animações e quadrinhos, no combate ao trabalho infantil, ao abuso sexual e ao bullying, entre outros. Ações em parceria com as escolas proporcionam a vivência cidadã, a exemplo do Eleitor Mirim, processo eleitoral com candidatos criados pelos próprios alunos, e o Câmara Mirim, em que estudantes têm a oportunidade de ser deputados federais em uma simulação da atividade legislativa, desde a formulação do projeto de lei até sua aprovação em Plenário.

Nos últimos anos, o Plenarinho recebeu uma média de 20 mil acessos por mês.

Da Redação - ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.