Educação, cultura e esportes

Professores podem se inscrever no Câmara Mirim até 15 de fevereiro

Programa que simula o trabalho parlamentar com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental está marcado para os dias 19 e 20 de outubro

01/02/2017 - 18:44  

Divulgação
Câmara Mirim 2017
Durante 2 dias, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados, debatendo e votando 3 projetos de lei selecionados entre os que foram enviados ao Plenarinho ao longo do ano

O prazo para inscrições de professores no projeto Câmara Mirim 2017 foi prorrogado para 15 de fevereiro. Os interessados devem enviar ao Portal infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados, em formulário próprio, projeto pedagógico cujo tema seja o Câmara Mirim.

Os docentes autores dos dez melhores projetos pedagógicos terão vaga garantida para suas turmas no Câmara Mirim 2017, que neste ano está marcado para os dias 19 e 20 de outubro. Também poderão participar do curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”, oferecido pela Câmara dos Deputados.

Os seis professores com as melhores classificações no curso virão a Brasília, a convite da Câmara, para participar do módulo presencial do programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento. Confira o regulamento do programa.

Conscientização
Promovido anualmente pelo Plenarinho, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei.

Durante dois dias, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, provenientes de diversas cidades do País, fazem o papel de deputados, cabendo a eles debater e votar três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados ao Plenarinho ao longo do ano.

O objetivo do programa é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos jovens, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.