Educação, cultura e esportes

Câmara sedia abertura do Biênio da Matemática

Evento na Câmara dos Deputados abriu calendário de atividades do biênio que celebra a realização no Brasil dos dois maiores eventos da Matemática mundial

14/12/2016 - 21:08  

Billy Boss / Câmara dos Deputados
Lançamento das atividades para o Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Souza. Dep. Alex Canziani (PTB-PR)
Canziani: o Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, celebrou em 2014 a conquista, pelo brasileiro Artur Avila, da ‘Medal Fields'

A Frente Parlamentar Mista da Educação, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemáticos (SBM) promoveram nesta quarta-feira (14) a abertura do calendário oficial do Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa.

Nesse período, o País sediará a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o centenário Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

Segundo o diretor geral do Impa, Marcelo Viana, será um período importante para a sociedade brasileira trabalhar para reverter as perdas sinalizadas na qualidade do ensino e diminuir a evasão escolar, apontadas nas pesquisas dos últimos anos.

Calendário oficial
O biênio entrou no calendário oficial brasileiro (Lei 13.358/16) por iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), para marcar a realização no País de dois dos maiores eventos da Matemática mundial. É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos, que só acontece a cada quatro anos, é realizado no hemisfério sul.

Banner - Educação - Festival da Matemática 2017

Canziani acredita que o biénio será um marco da mudança na compreensão da sociedade sobre a importância da Matemática. “O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, celebrou em 2014 a conquista, pelo brasileiro Artur Avila, da ‘Medal Fields’, mais importante prêmio da matemática mundial. Essa será uma oportunidade para desenvolver atividades que ajudem a popularizar a Matemática”, saudou Canziani, que é presidente da frente.

Calendário de eventos
A solenidade abre o calendário de eventos para celebrar o biênio e que contará com a realização em abril do ano que vem do Festival da Matemática (http://festivaldamatematica.org.br/), entre outras atividades que estão sendo programadas pelo Impa, Sociedade Brasileira de Matemática e outros parceiros para promover a popularização da matemática.

O festival contará com atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família, como oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, teatro, palestras e mostra de filmes.

Eventos programados
Várias atividades já estão programadas no biênio:
2017
• Abril a novembro - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, em 5.380 municípios (24 milhões de participantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de todo o Brasil);
• 23 a 30 de abril – 8ª Bienal da Matemática, na Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca (1.000 participantes, entre professores e universitários de todo o Brasil);
• 27 a 30 de abril de 2017 - Festival da Matemática, na Escola Eleva em Botafogo (antiga Casa Daros) e Escola SESC de Ensino Médio, na Barra da Tijuca (12.000 participantes. Famílias e alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio);
• 12 a 23 de julho de 2017 - 58ª Olimpíada Internacional de Matemática, no Rio de Janeiro (1.300 alunos do Ensino Médio de 120 países)
• Outubro – III Simpósio Nacional de Formação de Professores de Matemática (4 mil professores de todo o Brasil);
• Outubro – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20 mil participantes em todos os estados)

2018
• Abril a novembro - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, em 5.380 municípios (24 milhões de participantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de todo o Brasil);
• 27 a 30 de abril de 2017 - Festival da Matemática;
• 31 de julho de 2018 - Assembleia Geral Deliberativa da União Internacional de Matemáticos, em São Paulo:
• 31 de julho de 2018 – Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas, no Riocentro (RJ);
• 1 a 9 de agosto de 2018 – Congresso Mundial de Matemáticos, no Riocentro (RJ)

A coordenação do biênio está lançando nos próximos dias um site (www.bieniodamatematica.org.br) onde será possível cadastrar eventos para serem incluídos no calendário oficial.

Da Redação - RCA
Com informações da Frente Parlamentar de Educação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.