Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

13/12/2016 - 14h45

Comissão aprova criação de nova universidade federal no Piauí

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Audiência pública da Comissão Mista sobre a MP 746/16, que analisa a reforma no ensino médio. Dep. Átila Lira (PSB-PI)
Átila Lira recomendou a aprovação da nova universidade: educação superior valorizada

A Comissão de Educação aprovou o PL 5272/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A sede da universidade será em Parnaíba (PI), onde é atualmente o campus de Parnaíba da UFPI. Com isso, todos os cursos, profissionais e alunos atualmente na federal do Piauí irão para a nova universidade.

O patrimônio da nova universidade será constituído pelo patrimônio da UFPI para o funcionamento do atual campus de Parnaíba, além de aquisições e doações. Os recursos da UFDPar virão do Orçamento da União, além de subvenções de entidades públicas e particulares e convênios, entre outros.

O relator na comissão, deputado Átila Lira (PSB-PI), recomendou a aprovação da matéria. “Com a efetivação da presente medida, estaremos valorizando a educação superior, pública e gratuita, e promovendo a inclusão dos que mais precisam de uma formação superior de qualidade”, afirmou o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'