Educação, cultura e esportes

Desconto para beneficiário do Minha Casa, Minha Vida que fizer Pronatec é rejeitado em comissão

12/12/2016 - 19:26  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o PL 4850/2016 - Estabelece Medidas Contra a Corrupção. Dep. Carlos Marun (PMDB - MS)
Carlos Marun: desequilíbrio financeiro

A Comissão de Desenvolvimento Urbano rejeitou projeto (PL 2140/15) do deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) que concede desconto de três mensalidades de beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida que realizar curso de, pelo menos, 160 horas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

O relator, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), apresentou parecer pela rejeição do texto. Segundo Marun, a integração dos programas pode gerar desequilíbrio financeiro. Ele explicou que, com a concessão dos benefícios do abatimento, pode-se deixar de construir mais 266,4 mil unidades habitacionais e de atender aproximadamente um milhão de novos beneficiários.

Mesmo considerando a proposta "louvável", o relator disse que a concessão de mais um benefício a quem já foi agraciado com o direito à moradia "seria indigno com diversas famílias que ainda não conquistaram o básico, ou seja, o tão almejado sonho da moradia – o seu bem maior”.

O texto determina que o curso no Pronatec possa ser realizado por qualquer membro da família que morar na unidade financiada e que cada família somente possa ser benefiada uma vez a cada dois anos.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2140/2015

Íntegra da proposta