Educação, cultura e esportes

Educação debate problemas de visão não diagnosticados em estudantes

25/11/2016 - 20:03  

A Comissão de Educação promove na terça-feira (29) audiência pública para debater o tema “problemas de visão não diagnosticados em crianças em idade escolar e seu reflexo na aprendizagem”.

De acordo com o deputado Bacelar (PTN-BA), autor do requerimento para o debate, a Organização Mundial de Saúde estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. “ Isso significa que quase 700 mil brasileiros poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento em tempo adequado”, justifica o deputado, que considera o acesso ao atendimento médico-oftalmológico como decisivo para alterar as condições de saúde ocular da população.

Bacelar diz que os números apresentados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia em crianças em idade escolar avaliuadas são alarmantes: cerca de 30% delas têm problemas de visão, e 80% nunca passaram por um exame de vista.

“Isso mostra a necessidade da realização do exame de acuidade visual visando reduzir os problemas relacionados ao baixo índice de aproveitamento escolar e os números de repetência escolar”, afirma.

Convidados
Entre os convidados para a audiência estão a secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana de Siqueira; o presidente da Fundação Abióptica, Bento Alcoforado ; o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Homero Gusmão de Almeida; e a professora especialista em educação de deficientes visuais Isabela Cristina Baudson.

A reunião será no plenário 10, às 14 horas. 

Da Redação/RN

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.