Educação, cultura e esportes

Educação discute hoje problemas e desafios da expansão de Universidades

01/12/2016 - 09:43  

A Comissão de Educação realiza hoje audiência pública sobre os problemas e desafios dos campi fora das sedes das Universidades Federais. O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que propôs o encontro, lembrou que, em 2007 foi implantado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). "Esse programa permitiu a criação de novos campi, com o objetivo de reduzir as barreiras geográficas e econômicas que dificultavam o acesso ao ensino superior às populações de baixa renda e do interior do País", destacou Monteiro.

A implantação do Reuni, segundo o deputado, "propiciou melhores condições de fixação, permanência e sucesso acadêmico e profissional a dezenas de milhares de estudantes". Ele acrescentou ainda como bom resultado o reconhecimento "de diferentes perfis regionais, seja em termos culturais, sociais e de vocações econômicas, tornando a universidade um vetor do desenvolvimento local". 

"Contudo, a criação de campi proporcionou uma mudança organizacional que trouxe grandes reflexos e dificuldades para as instituições. A distância geográfica da sede, as dificuldades financeiras e administrativas, a ausência de representantes nos conselhos da universidade, a falta muitas vezes de sede própria, entre outros, são alguns dos problemas que prejudicam o tripé ensino, pesquisa e extensão. Quadro esse que pode se agravar, com a redução de recursos para a educação em razão da proposta de congelamento dos gastos das despesas primárias por 20 anos, previstos na PEC 241", completou Leonardo Monteiro.

Foram convidados:
- o diretor de Desenvolvimento da Rede de IFES, da Secretaria de Educação Superior, Mauro Luiz Rabelo;
- o vice-presidente da Andifes, Orlando Vale do Amaral;
- o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar de Almeida Filho;
- a reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares;
- o diretor do Instituto de Ciências Agrárias em Unaí, Saulo Alberto do Carmo Araújo;
- o diretor do Campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Peterson Marco de Oliveira Andrade;
- e o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus de Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Cassius Anderson Miqueli de Melo.

O debate será realizado no plenário 10, às 9h30.

Da Redação - SC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.