Educação, cultura e esportes

Aprovado acordo de coprodução em cinema entre Brasil e Reino Unido

Texto cria condições para que os setores de audiovisual dos dois países trabalhem em produções para cinema e televisão

10/11/2016 - 15:38  

 O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 103/15, que contém o Acordo de Coprodução Cinematográfica entre o Brasil e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, assinado em Brasília, em 2012. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Segundo o Ministério do Turismo, as negociações para o acordo tiveram início sete anos antes de sua assinatura e ele prevê a criação de condições mais favoráveis para a colaboração entre os setores produtivos dos dois países, tanto na produção de obras cinematográficas quanto na produção de obras direcionadas para televisão.

Além disso, o acordo permite a constante reavaliação pelas duas partes, buscando garantir que os resultados de sua aplicação sejam igualmente favoráveis aos dois países por meio de um mecanismo de reconhecimento de coprodução de um filme ou audiovisual.

Ambos os países também farão o controle do equilíbrio entre as contribuições culturais para as duas partes na produção cinematográfica realizada em parceria.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 103/2015

Íntegra da proposta