Educação, cultura e esportes

Começa hoje edição 2016 do Parlamento Jovem Brasileiro

Durante a semana, estudantes participam de debates e votações de projetos de lei como se fossem deputados federais

26/09/2016 - 08:25  

Divulgação
Política - Parlamento Jovem - PJB - jovens na rampa do Congresso

Começa hoje mais uma edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Esta será a 13ª edição do projeto, realizado anualmente com o objetivo de oferecer a alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. A programação se estende ao longo de toda a semana.

O programa simula uma jornada parlamentar em que jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados federais. O programa visa estimular a discussão de temas como política, cidadania e participação popular nas escolas, de forma a despertar os jovens para a reflexão crítica e a representação política.

Nesta edição, os 78 participantes do programa foram selecionados entre 1.425 inscritos. Os interessados em viver essa experiência tiveram que elaborar um projeto de lei visando melhorar a realidade do País. Essas propostas serviram de base para a seleção.

Desafios
A quantidade de estudantes por estado é proporcional à representação de cada um deles na Câmara, definida com base na população. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados federais, terá 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal, com oito deputados, contará com um representante.

Para que pudessem se conhecer e entrar no clima do Parlamento Jovem, nas últimas semanas os estudantes selecionados foram convidados a participar de desafios, como a gravação de um vídeo, postado na fan page do programa, em que falam sobre eles próprios, sobre o projeto de lei apresentado e sobre as expectativas em relação à jornada na Câmara. Eles também foram desafiados a registrar em vídeo comentários sobre frases de Ulysses Guimarães, cujo centenário será celebrado em outubro. Os vídeos serão exibidos durante a programação em Brasília.

Público-alvo
Com início em 2004, o Parlamento Jovem Brasileiro é direcionado a estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. São alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjbn e na fan page do PJB: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro

Confira a programação 

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.