Educação, cultura e esportes

Frente parlamentar recebe ministros e lança edição com palestras do Educação em Debate

13/07/2016 - 20:47  

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, nesta quarta-feira (13), ter recebido recomendação do presidente da República interino, Michel Temer, para trabalhar articulado com o Congresso com o objetivo de vencer os desafios da Educação brasileira.

“Há um longo caminho ainda a percorrer para alcançarmos o ensino de qualidade. Nos acostumamos a aceitar o razoável como sendo ótimo, mas o fato é que não podemos continuar convivendo com situações dramáticas em que as crianças mais pobres do nosso País não têm acesso às condições mínimas de aprendizagem”, defendeu o ministro.

A afirmação foi feita durante o café da manhã promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação, que reuniu dezenas de parlamentares, autoridades do governo federal e representantes de diversas entidades do setor. Além do ministro da Educação, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, também prestigiou o encontro.

Educação em Debate

O objetivo do evento era discutir as prioridades para atuação do grupo e o lançamento da edição 2016 do ciclo de palestras “Educação em Debate”.

Segundo o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que participou do café-da-manhã, a edição reúne vídeos de dez palestras promovidas em 2015 pela Frente Parlamentar, com apoio da Comissão de Educação da Câmara, da TV Câmara e da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Foram discutidos temas como a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o uso da meditação na aprendizagem, a importância da matemática e os desafios da educação profissionalizante, entre outros.

“As informações contidas nas palestras podem contribuir, significativamente, para as ações de gestores, autoridades e demais atores responsáveis pela educação brasileira”, destacou Lobbe Neto.

PEC 395/14
O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), prometeu apoio parlamentar ao governo e pediu ajuda para aprovar a PEC 395/14, que autoriza as universidades públicas a cobrarem por cursos de especialização profissionalizantes. A matéria já foi aprovada em primeiro turno na Câmara.

Canziani também sugeriu que o MEC dê sinal verde para que o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) inclua os alunos das escolas privadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “Seria um incentivo à revelação de novos talentos em um campo fundamental para o nosso desenvolvimento tecnológico”, ressaltou.

Saúde na Escola
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu que a escola também seja um lugar de promoção da saúde, ao propor parcerias com o Ministério da Educação. Ele sugeriu, ainda, alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “O Eca só estipula direitos dos jovens. Precisamos incluir deveres, como respeitar sua escola, os colegas e os professores”.

O vice-presidente da Comissão de Educação, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), cobrou prioridade do governo para o ensino fundamental. “Não podemos gastar mais com Fies que com ensino fundamental. Nossas crianças precisam aprender a ler, interpretar, dominar as operações básicas”, sustentou Fernandes.
O senador Pedro Chaves (PSC-MS) sugeriu pensar novas alternativas para ampliar os alunos que chegam ao ensino superior. “Precisamos fazer um grande esforço para melhorar o ensino fundamental, pois já gastamos R$ 130 bilhões e continuamos com 2,8 milhões de crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, fora da escola”, denunciou.

Da Redação - LC
Com informações da Assessoria da Frente Parlamentar Mista da Educação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 395/2014

Íntegra da proposta