Educação, cultura e esportes

Cultura debate a situação do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional

13/07/2016 - 09:23  

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (13) sobre a manutenção do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) como autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura.

A reunião será realizada atendendo a requerimento da deputada Érika Kokay (PT-DF) e do deputado Chico D'Angelo (PT-RJ). Os deputados querem discutir a situação do órgão, responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro.

“Cabe à pasta proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras”, afirmam os parlamentares, que reforçam a sua importância no processo de conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Foram convidados para o debate:
- o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro, Pedro da Luz Moreira;
- o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fundador do grupo SOS Patrimônio RJ, Olínio Coelho;
- o professor da Universidade Federal da Bahia e membro do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil e do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, Nivaldo Vieira de Andrade Júnior; e
- o diretor do departamento de patrimônio material do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee.

A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 10.

Da Redação - CL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.