Educação, cultura e esportes

Câmara aprova proposta que aumenta exposição de obras nacionais em livrarias

30/06/2016 - 11:47   •   Atualizado em 04/07/2016 - 12:43

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (14) proposta que obriga livrarias e vendedores autônomos de livros a destinarem a obras nacionais, no mínimo, 30% do espaço total de exposição em vitrines externas e internas de livrarias, postos de venda, feiras, bienais e páginas de internet.

A medida está prevista no Projeto de Lei 1942/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), e foi aprovada com emenda da Comissão de Cultura, que elevou o percentual mínimo de exposição de obras de autores nacionais previsto no texto original de 10% para 30%.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Comemoração aos 70 Anos de Fundação do Serviço Social da Indústria (SESI). Dep. Hildo Rocha (PMDB - MA)
Hildo Rocha recomendou a aprovação do projeto com o aumento do percentual previsto no texto original

Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) defendeu a constitucionalidade do projeto e da emenda e propôs a aprovação da matéria.

Na justificativa apresentada, o autor observa que o hábito de leitura ainda é um grande desafio a ser alcançado no Brasil, em particular a leitura de autores brasileiros. Segundo Vital do Rêgo, a visibilidade das obras literárias nas vitrines e pontos de venda é fator decisivo para a venda qualquer título.

“Assim como já existe a chamada ‘cota de tela’ para as produções cinematográficas brasileiras, propõe-se que se estabeleça mecanismo similar para os livros”, diz.

O texto segue para a análise do Senado Federal.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1942/2015

Íntegra da proposta