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Educação em Debate traz professores do Centro Lemann de Stanford

15/06/2016 - 08:10  

A produção acadêmica do Centro Lemann de Stanford sobre educação brasileira é o tema desta quarta-feira do “Educação em Debate” - ciclo de palestras promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação, com apoio da Comissão de Educação da Câmara. A exposição será feita pelos professores de Stanford Paulo Bilkstein e David Plank.

O evento está sendo realizado neste momento, no plenário 10. As palestras serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara.

Centro Lemann
O Centro Lemann de Stanford é um programa desenvolvido há dez anos em uma parceria entre a Stanford Graduate School of Education e a Fundação Lemann, que promove diversas iniciativas para a melhoria da educação pública brasileira, incluindo a formação de pesquisadores e professores, desenvolvimento profissional de educadores brasileiros, e a investigação sobre as políticas educativas e de aprendizagem inovadoras.

Seminário Internacional

Paulo Bilkstein e David Plank estão no Brasil para participar do 5º Seminário Internacional do Centro Lemann para o Empreendedorismo e a Inovação na Educação Brasileira. Nesse evento, que ocorre no próximo dia 13 em São Paulo, participam professores da Escola de Educação de Stanford que vêm debater grandes temas da educação com especialistas brasileiros.

Esse ano o tema será a Base Nacional Comum Curricular, a qualidade do documento apresentado pelo governo brasileiro a partir de consultas públicas, como é abordada a questão da diversidade e dos desafios da implementação.

Credenciais
Paulo Blikstein é professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciências da Computação de Stanford e diretor do Transformative Learning Technologies Lab. Ele é um dos criadores da primeira placa de robótica educacional de código aberto do mundo, a GoGo Board, e criador do projeto FabLab@School, que implementa laboratórios de fabricação digital para a aprendizagem de ciência e engenharia em escolas.

Blikstein é doutor em Learning Sciences pela Northwestern University e Mestre em Media Arts & Sciences pelo MIT Media Lab e em Engenharia de Sistemas Digitais pela USP. Ele graduou-se em Engenharia Metalúrgica pela USP.

David Plank é professor e pesquisador da Escola de Educação de Stanford e diretor executivo do centro de pesquisas Policy Analysis for California Education (PACE). Ele também trabalhou como consultor de organizações nacionais e internacionais como Banco Mundial, PNUD, OCDE, Agência Americana para Desenvolvimento Internacional, Fundação Ford, e governos na África e América Latina.

Plank é autor e editor de seis livros, incluindo o AERA Handbook on Educational Policy Research. Ele publicou vários estudos sobre educação brasileira como o livro Política Educacional no Brasil: Caminhos para a Salvação Pública. Ele foi professor visitante na Universidade Federal da Bahia entre 1990 e 1995. Também trabalhou junto com o Ministério da Educação e Cultura do Brasil e o Banco Mundial para desenvolver e implementar reformas no ensino básico brasileiro. Plank é Doutor em Educação e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago.

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Da Redação - LC

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