Educação, cultura e esportes

Feliciano critica manifestantes durante audiência sobre MinC

24/05/2016 - 17:28  

Assista a seguir

Por ser vice-líder do PSC, o deputado Pr. Marco Feliciano (SP) teve preferência e discursou há pouco na Comissão de Cultura da Câmara que discute a extinção e a posterior recriação do Ministério da Cultura no governo interino de Michel Temer.  

O deputado criticou a plateia: “Isso não é cultura, é baderna dos que não aceitam o governo Temer”. Feliciano disse que também é “artista e cantor” e prometeu esforço na criação efetiva de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades em convênios do Ministério da Cultura.

Os artistas e trabalhadores da cultura, presentes na plateia, ouviram de costas o depoimento do deputado. Também o vaiaram e voltaram a chamá-lo de “golpista e fascista”.

Após o pronunciamento, Pr. Marco Feliciano deixou o plenário cercado de policiais legislativos e voltou logo depois acompanhado dos deputados Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), o que aumentou o clima de provocação mútua.

Diante do clima tenso, alguns deputados chegaram a sugerir o encerramento da reunião, mas a plateia reagiu com coros de “Essa Casa é nossa. Ocupa e resiste!”, em uma referência ao movimento de ocupação de prédios públicos que artistas e trabalhadores da cultura promovem em todo o País, em defesa do Ministério da Cultura.

O presidente da comissão, deputado Chico D'Angelo (PT-RJ), decidiu manter a reunião, sob o argumento de que o colegiado passará a ser “uma trincheira em defesa da cultura brasileira”.

Os deputados Pr. Marco Feliciano, Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro deixaram o plenário.

Neste momento, a reunião prossegue com o pronunciamento dos demais parlamentares inscritos.

A reunião ocorre no Plenário 12.

Mais informações a seguir.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.