Educação, cultura e esportes

Comissão aprova semana vocacional nas escolas de ensino médio

16/05/2016 - 22:14  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria a Semana Nacional da Vocação nas escolas públicas e privadas de ensino médio. Conforme a iniciativa, durante essa semana, que seria a segunda de maio, os colégios ofereceriam orientação vocacional aos alunos por meio de palestras, oficinas, testes e exposições, entre outras atividades, com vistas ao direcionamento dos jovens na escolha da futura profissão.

DEP DIEGO GARCIA
Diego Garcia: iniciativa fomenta a troca de experiências entre a comunidade escolar

A medida está prevista no Projeto de Lei 2447/15, do deputado Kaio Maniçoba (PMDB-PE), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96). O relator na comissão, deputado Diego Garcia (PHS-PR), recomendou a aprovação da matéria.

Garcia destacou que hoje a LDB já estabelece uma vinculação entre educação e trabalho no ensino médio e que a proposta de Maniçoba vem no sentido de cumprir as diretrizes da lei.

Na avaliação de Diego Garcia, a semana proposta fomentaria o intercâmbio de informações entre alunos, professores, pais e comunidade, possibilitando um melhor entendimento do mercado de trabalho. “Diversos educandos se deparam com dúvidas no momento de escolher o futuro ofício, razão pela qual palestras, oficinas e testes vocacionais são tão importantes”, observou o relator.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta