Educação, cultura e esportes

Projeto de Pompeo de Mattos eleva Rodeio Crioulo à condição de manifestação nacional

31/03/2016 - 12:55  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3714/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que eleva o Rodeio Crioulo e suas expressões artístico-culturais e campeiras à condição de manifestação da cultura nacional.

O texto considera como expressões artístico-culturais cantos e músicas tradicionalistas gaúchas; poemas e poesias; trovas; declamações; e danças tradicionais gaúchas.

Já as expressões campeiras são representadas por provas de laço; gineteadas; pealo; provas de rédeas; e outras provas típicas da tradição gaúcha, nas quais são avaliadas as qualidades do peão ou da prenda, bem como, o desempenho do cavalo.

Ao justificar o projeto, o deputado argumenta que só no Rio Grande do Sul são mais de 300 Rodeios Crioulos realizados todos os anos. “O Rodeio Crioulo alia cultura a competições com montaria, como laço, ginete e prova de rédea. A vocação agropastoril de nossa gente é a própria reminiscência da roda do tempo, o homem, o cavalo e o boi sempre foram parceiros nas lidas do campo, parte essencial das práticas diárias de quem vive a céu aberto”, diz Pompeu de Mattos.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta