Educação, cultura e esportes

Inscrições para processo seletivo de exposições na Câmara terminam no dia 30

Projetos selecionados serão expostos em espaços e corredores da Casa em 2016

23/11/2015 - 15:09  

Artistas interessados em apresentar seus trabalhos na Câmara dos Deputados podem se inscrever até o dia 30 de novembro para o processo seletivo de exposições temporárias artísticas e históricas de 2016. A data provável para a divulgação do resultado é 18 de dezembro.

O edital divulgado pelo Centro Cultural da Câmara prevê a participação de pessoas físicas maiores de 18 anos e de pessoas jurídicas de direito público ou privado sem fins lucrativos. Menores de 18 anos também podem participar, desde que tenham um representante legal.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: centrocultural@camara.leg.br; ou via postal, no endereço: Palácio do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados Anexo 1, sala 1602, Praça dos Três Poderes - Brasília - DF CEP 70160-900. Conforme a área de atuação, os interessados devem encaminhar o formulário de inscrição ou o termo de ciência e concordância – os modelos dos documentos estão no edital de convocação. Cada artista, curador ou instituição pode concorrer com apenas um projeto.

As exposições temporárias artísticas envolvem projetos nos setores de fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, obras em papel, entre outros. Já as produções institucionais históricas devem ser patrocinadas por órgãos e entidades estatais ou por organizações sem fins lucrativos.

Os projetos apresentados serão analisados pela Comissão Curadora do Centro Cultural; os selecionados entrarão na Agenda Cultural da Casa para 2016.

Missão institucional
O curador do Centro Cultural, Ricardo Oriá, destacou que, além de elaborar leis e fiscalizar as ações do governo, a Câmara tem a missão institucional de defender e valorizar as manifestações culturais. "É nesse sentido que o Centro Cultural, desde que foi criado em 2012, lança a ideia de, a cada ano, publicar um edital como forma democrática de convidar todos os artistas e produtores culturais a concorrer a uma vaga nas mostras que realizamos no decorrer do ano aqui na Câmara dos Deputados."

Diretora do Centro Cultural, Isabel Martins Flexa de Lima lembra quais são os espaços disponíveis para as exposições: “São três galerias para exposições artísticas: uma no décimo andar do anexo 4; uma no Espaço do Servidor, em frente à biblioteca; e uma no Salão Nobre. Para exposições institucionais, temos o Espaço Mário Covas e o corredor de acesso ao Plenário”.

Além dos espaços, a Câmara oferece aos expositores plantas baixas com as respectivas medidas, montagem, desmontagem, expografia e infraestrutura. A Casa também elabora, imprime e distribui material gráfico, além de divulgar as mostras nas mídias interna e externa.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre