Educação, cultura e esportes

Deputados defendem projeto que torna rodeio crioulo patrimônio cultural imaterial

29/10/2015 - 00:11  

Deputados defenderam, nesta quarta-feira, a aprovação do Projeto de Lei que torna o rodeio crioulo em patrimônio cultural imaterial do Brasil - PL 213/15, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS). Foi durante audiência pública promovida pela Comissão de Cultura da Câmara onde parlamentares e representantes de Centros de Tradição Gaúcha se posicionaram a favor da proposta.

O rodeio crioulo é uma manifestação popular tradicional do Rio Grande do Sul que extrapolou o estado gaúcho e hoje ocorre em várias partes do Brasil. Durante a atividade, competições com cavalos ocorrem, sendo a mais tradicional a prova de laço.

Também ocorrem manifestações-culturais de diversos tipos, como danças e cantos de músicas tradicionais gaúchas, trovas, poesias e declamações. Todos os participantes devem estar trajados da pilcha, indumentária típica gaúcha.

Devidamente pilchado, de bombacha e lenço no pescoço, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) defendeu a aprovação da proposta como se estivesse se apresentando em uma das atividades da festa. "Colegas parlamentares, saúdo vossas excelências e a todos peço licença para, nesta comissão, abrir o peito e o coração para debater este projeto. Definir o que é correto de pingo alçado no freio e mostrar que o rodeio no Rio Grande é o que há de predileto. O rodeio é a própria história do gaúcho libertário que desenhou o cenário de anos de epopeia. Feitos guardados na ideia que hoje são relembrados, e, para que fique registrado, proponho esta legislação para que a nossa tradição resgate o antepassado. Por isso, convidei para este debate quem entende do embate da tradição do rio grande".

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Manoelito Savaris, trouxe para a audiência dados, que mostram que, além da relevância cultural, o rodeio crioulo também é importante para a economia brasileira.

Só na execução dos rodeios, há uma movimentação de R$ 390 milhões por ano. Se for considerado tudo o que gira em torno do tradicionalismo gaúcho, esse valor chega a mais de R$ 1 bilhão ao ano.

Para Manoelito Savaris, o rodeio crioulo deve ser transformado em patrimônio cultural imaterial do Brasil e nem pode ser atacada. “Há iniciativas que tentam desmerecer, proibir e evitar que continue ocorrendo. Isso não pode acontecer. A iniciativa do deputado Pompeo de Mattos é para preservar algo que para nós é fundamental".

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Cultura da Câmara e aguarda agora a votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde o relator Efraim Filho (DEM-PB), já deu parecer favorável ao projeto.

Reportagem - Pedro Campos/RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta