Educação, cultura e esportes

CCJ aprova acesso a informações sobre obras públicas

28/10/2015 - 12:43  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou hoje (28) proposta que garante aos estudantes e professores de engenharia e arquitetura o acesso a informações técnicas sobre as obras públicas. A medida está prevista no Projeto de Lei 696/03, do ex-deputado Zezéu Ribeiro.

Antônio Augusto/Câmara dos Deputados
Dep. André Moura
Andre Moura acatou as mudanças dos senadores e recomendou a aprovação do substitutivo 

De acordo com a proposta, todos os estudantes e professores dessas áreas poderão solicitar gratuitamente aos órgãos e entidades públicas cópia de projetos básicos e executivos, desenhos, especificações técnicas, memoriais descritivos, orçamentos, relatórios de impacto ambiental, entre outros documentos.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara em 2008, mas como o Senado aprovou um substitutivo ao projeto original, a proposta voltou a ser analisada pelos deputados. O relator, deputado Andre Moura (PSC-SE), recomendou a aprovação do substitutivo. Em seu parecer, ele considerou que os senadores adequaram de melhor forma a proposta à legislação brasileira.

Mudanças na lei
O substitutivo do Senado insere as novas regras na lei que institui a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei 8.159/91). E também submete alguns itens da proposta a um regulamento que deverá ser publicado pelo Executivo após a sanção da nova lei.

O texto aprovado inicialmente pelos deputados determinava que os órgãos e entidades públicas teriam até 90 dias após a conclusão da obra para tornar suas informações disponíveis ao público. A proposta inicial também excluía da nova regra as obras de manutenção e as reformas de pequeno porte. O substitutivo do Senado não trata dessas normas, que deverão ser definidas em regulamento posteriormente.

Tramitação
O projeto ainda precisa ser analisado pelo Plenário da Câmara.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 696/2003

Íntegra da proposta