Educação, cultura e esportes

Educadores pedem criação de semana nacional dos contadores de história

26/10/2015 - 16:30  

Educadores defenderam, na Câmara dos Deputados, proposta (PL 4005/12) que cria a Semana Nacional dos Contadores de História. Eles participaram, na quinta-feira (22), de audiência pública da Comissão de Cultura.

O projeto prevê que as escolas públicas de educação básica devem reservar, pelo menos, uma semana por ano para disseminar informações sobre o patrimônio cultural imaterial brasileiro e difundir as manifestações verbais, poéticas, literárias e musicais que formam a cultura nacional.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater a situação da Escola de Música de Brasília. Dep. Erika Kokay (PT-DF)
Erika Kokay: proposta busca despertar o prazer da leitura em crianças e adultos

Professor e pesquisador do folclore amazônico, Josias da Silva elogiou a medida. "Ela é importante porque a gente tem o reconhecimento do profissional e da importância das histórias que são contadas nas comunidades, nas tribos”, disse.

Despertar da leitura
Autora do projeto de lei e do pedido de audiência pública, a deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou que o texto busca transmitir as tradições culturais para as novas gerações e a despertar o prazer da leitura em crianças e adultos.

"A contação de história é importante para o ensino e para toda a sociedade, pois serve de resgate da identidade nacional”, afirmou a parlamentar.

Tom lúdico
O debate reuniu educadores das universidades federais de Minas Gerais e do Espírito Santo, escritores, atores, mestres em contação de história e representantes do Ministério da Cultura. O tom foi lúdico e de encantamento, até para recriar um pouco do clima das contações de história, como destacou a educadora e produtora cultural Rosane Castro. "As histórias não foram feitas para ficar escondidas, esquecidas. Uma história contada é revivida.”

A subsecretária de Cultura de Santo Amaro, em São Paulo, Andrea Sousa, resumiu a ideia do evento: "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. E quem não gosta de contar nem de ouvir histórias, um bom sujeito nunca será".

A proposta que cria a Semana Nacional dos Contadores de História está em tramitação na Comissão de Educação. Se aprovada, depois seguirá para as comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta