Educação, cultura e esportes

Comissão discute criação da Semana Nacional dos Contadores de História

22/10/2015 - 12:02  

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove hoje uma audiência pública para discutir a criação da Semana Nacional dos Contadores de História, que está prevista no Projeto de Lei 4005/12.

O debate foi sugerido pela deputada Erika Kokay (PT-DF), autora da proposta. Para ela, os contadores de histórias têm uma importância fundamental para a preservação e disseminação da cultura. “É preciso dizer que a atividade de contar histórias, além de representar uma forma lúdica e extremamente prazerosa de aprendizagem, desperta nas crianças e em todos e todas que tenham a oportunidade de ouvi-las um vivo e crescente interesse pela leitura, desencadeando um processo contínuo pela busca de novos conhecimentos”, disse.

Erika Kokay destaca ainda que o projeto tem por objetivo valorizar e estimular a verbalização do que se encontra registrado sob a forma escrita. “Por reconhecer que a manifestação verbal da cultura é uma das mais relevantes e que o acesso a bens culturais ainda é extremamente limitado para uma grande parte da população brasileira, foi que, em 2012, apresentei o Projeto de Lei nº 4.005”, explica a deputada ao justificar a importância desta audiência.

Foram convidados para o debate:
- o Doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Fabiano de Oliveira Moraes;
- o Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont'alverne;
- o professor, ator e pesquisador da Encantaria Amazônica, Josias Monteiro da Silva;
- a escritora, arte-educadora e produtora cultural, Gilce Rosane da Silva Castro; e
- o coordenador-geral de Leitura da Diretoria do Livro, Leitura, Litetratura e Bibliotecas (DLLLB), Fernando Braga.

A audiência ocorrerá no plenário 1, a partir das 14h30.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta