Educação, cultura e esportes

Comissão discute situação da leitura e do ensino de literatura no Brasil

08/10/2015 - 12:24  

A Comissão de Educação discute hoje em audiência pública a situação da leitura e do ensino de literatura na educação básica, particularmente no ensino médio. O evento foi solicitado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS).

A deputada reconhece os avanços da educação no País nas últimas décadas, mas manifesta preocupação com os baixos índices de leitura, que podem ser comprovados por meio de pesquisas nacionais e internacionais.

Estaísticas
Ela cita como exemplo dados do dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), segundo os quais em 2012, o Brasil somou 410 pontos em leitura, dois a menos do que a avaliação anterior e 86 pontos a menos que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em nível nacional, Maria do Rosário destaca os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Em comparação com a edição anterior, de 2007, a edição mais recente aponta que houve a redução de 9,1% no número de leitores no Brasil, enquanto o crescimento da população foi de 2,9%.

“No momento em que o Brasil discute mudanças no currículo escolar, e que Estados e Municípios têm construído novos parâmetros, a Comissão de Educação da Câmara exerce o seu papel ao promover debates sobre o tema”, pondera.

Convidados
- o coordenador-geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educaç Ricardo Magalhães Cardozo;

- o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Educação, Volnei Canônica;

- o escritor e representante da Academia Brasileira de Letras  (ABL) Arnaldo Niskier;

- o pofessor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luís Augusto Fischer;

- a representante do Instituto Pró-Livro Zoara Failla;

- a presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) Germana Maria Araújo Sales

- a vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB),  Adelaide Ramos e Côrte.

A audiência ocorrerá no plenário 10, a partir das 14h30.

Da Redação - AR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.