Educação, cultura e esportes

Palestra na Câmara mostra benefícios da meditação na aprendizagem

Neurocientistas garantem que meditação estimula a inteligência e favorece a atenção dos alunos em classe

10/06/2015 - 16:11  

Os neurocientistas Alarik Arenander e Cynthia Arenander apresentaram hoje, em palestra na Câmara dos Deputados, resultados de pesquisas que comprovariam os benefícios da meditação transcendental nos processos de aprendizagem. Os dois têm realizado pesquisas pioneiras em universidades americanas sobre o funcionamento cerebral e descobriram o potencial da meditação para melhorar o desempenho acadêmico e reduzir o estresse e a violência nas escolas.

Alarik explicou que a simples prática de meditar duas vezes ao dia permite a qualquer pessoa harmonizar suas ondas cerebrais, com efeitos extraordinários no aumento da capacidade intelectual e no equilíbrio emocional.

“Os benefícios da meditação para a educação são evidentes: menos violência e drogas nas escolas; aumento da tolerância entre os alunos; aumento da inteligência e criatividade; menos estresse e depressão”, elencou o pesquisador americano.

Políticas públicas
De acordo com os palestrantes, estudantes norte-americanos que participam de programas de meditação nas escolas tiveram melhoria de 10% nas notas das provas e aumentaram sua criatividade. Houve também redução nos índices de alunos com DTAH, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Em algumas escolas, foi verificada a redução de 86% em suspensões e de 40% em sofrimento psíquico, incluindo estresse, ansiedade e

depressão.
Por causa desses resultados, ampliou-se o apoio oficial à implantação da meditação em escolas em países como os Estados Unidos, Inglaterra e México.

“Nos Estados Unidos, a maior parte das escolas mais bem ranqueadas estão promovendo a meditação transcendental, especialmente as escolas do interior. No México, 50 mil estudantes estão praticando meditação em espaços do governo; na Inglaterra, o governo está pagando escolas Maharish para estudantes, meditarem”, informou Cynthia Arenander.

Projetos 
O presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), anunciou que pretende levar a experiência para escolas do Paraná e do Distrito Federal, como forma de implantar projetos de meditação nas escolas que poderão ser replicados no futuro para todo o País.

Durante a apresentação, que fez parte do ciclo de conferências “Educação em Debate”, promovido pela Frente e pela Comissão de Educação, os pesquisadores fizeram uma demonstração eletroencefalográfica ao vivo, mostrando como o funcionamento cerebral pode se desenvolver a partir da meditação, com repercussões na educação, na criatividade e no bem-estar.

Currículos
Desde 1999, Alarik é diretor do Iowa’s Brain Research Institute, em Fairfield, Iowa. A sua pesquisa é focada principalmente no desenvolvimento do cérebro; na relação entre o cérebro e a consciência; e no papel do ambiente e da experiência no para maximizar o potencial criativo e o bem-estar.

Cynthia Arenander foi diretora da Maharishi Vedic University, em San Diego, Califórnia; e professora associada na Maharishi University of Management. Ela tem desenvolvido cursos sobre o cérebro feminino e apresentado ao redor do mundo diversos cursos sobre a dinâmica baseada na consciência, incluindo o modelo da fisiologia védica.

Veja aqui a íntegra a palestra 

Da Redação/JPJ
Com informações da Frente Parlamentar da Educação

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