Educação, cultura e esportes

Comissão aprova título de “capital do tropeirismo” ao município de Bom Jesus

02/06/2015 - 21:43  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Alceu Moreira
Alceu Moreira: a cidade esteve na Rota dos Tropeiros, um corredor de comércio de gado com grande movimentação no século 18

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (27) projeto de lei (PL 98/15) do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) que atribui o título de capital nacional do tropeirismo ao município de Bom Jesus (RS).

Moreira ressalta que a cidade esteve na Rota dos Tropeiros, um corredor de comercialização de gado com movimentação significativa no século 18, quando a infraestrutura para transporte de mercadorias ainda era incipiente. Segundo o autor, além do comércio, o tropeirismo influenciou a demarcação das fronteiras municipais na região.

O parlamentar lembra que uma lei estadual já atribuiu a Bom Jesus o título de Capital do Tropeirismo do Rio Grande do Sul, em 2012. No estado, também se comemora o Dia do Tropeirismo em 20 de abril.

Incentivo ao turismo
Em defesa da proposta, o relator na comissão, deputado Jose Stédile (PSB-RS), disse ser importante realçar a cultura dos antigos tropeiros, como uma forma de incentivo ao turismo na região.

Projeto idêntico ao de Alceu Moreira foi apresentado pelo ex-deputado Assis Melo, na legislatura passada, mas acabou arquivado por não ter sido analisado em todas as comissões responsáveis.

Jose Stédile informou que os documentos necessários para justificar a iniciativa foram reunidos na primeira tramitação da matéria na Casa, entre eles parecer da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul e moção de apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus.

Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.