Educação, cultura e esportes

Aprovado acordo de cooperação cultural entre Brasil e Granada

Texto prevê cooperação em artes visuais, música, dança, audiovisual, museus e literatura

02/06/2015 - 21:09  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (1º), o Projeto de Decreto Legislativo 1421/13, que contém o acordo de cooperação cultural assinado entre Brasil e Granada em abril de 2010. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado.

Pelo acordo, os dois países estimularão a cooperação entre suas instituições culturais, públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver atividades que possam contribuir para melhorar o conhecimento recíproco e difundir as respectivas culturas.

O intercâmbio de experiências ocorrerá nos campos das artes visuais, da música, da dança, do audiovisual e da educação cultural, com a participação de artistas do Brasil e de Granada em festivais, oficinas, exibições e eventos internacionais a serem realizados no território do outro país.

Museus e livros
Entre os museus, serão promovidos contatos diretos para fomentar a difusão e o intercâmbio de suas respectivas coleções, além de trocas de experiências e cooperação nos campos da restauração, proteção e conservação do acervo.

No âmbito literário, ambos os países encorajarão iniciativas para promover suas produções literárias com projetos de tradução de livros, programas de intercâmbio de escritores e participação em feiras de livros nos dois países.

A cooperação entre suas bibliotecas e arquivos acontecerá também com a troca de experiências na conservação, na restauração e na difusão do patrimônio bibliográfico, na manutenção e restauração de manuscritos e documentos antigos, e na área de novas tecnologias de informação.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1421/2013

Íntegra da proposta