Educação, cultura e esportes

Doutrinação ideológica nas escolas fere a Constituição, diz debatedor

24/03/2015 - 17:52  

O coordenador do Movimento Escola sem Partido, Miguel Nagib, afirmou que a doutrinação ideológica é um abuso da liberdade de ensinar dada aos professores. "A sala de aula hoje é um local onde a Constituição Federal não tem valor", declarou. Ele participou de audiência pública, encerrada há pouco, da Comissão de Educação sobre a possível interferência de doutrinas políticas no ensino nacional.

A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios, apontou que a realidade de doutrinação ideológica nos colégios privados não é diferente da que ocorre nas instituições públicas. Segundo ela, muitos professores não sabem lecionar de outra forma. Amábile acrescentou que, nas faculdades particulares, estão sendo realizadas mudanças nos cursos de licenciatura, a fim de mudar essa realidade.

O autor do requerimento para a realização do debate de hoje, deputado Izalci (PSDB-DF), é autor de um projeto de lei (PL 867/15) que inclui entre as diretrizes e bases da educação a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.