Educação, cultura e esportes

Proposta anistia dívida com o Fies de estudantes aposentados

06/01/2015 - 14:24   •   Atualizado em 06/01/2015 - 15:07

Lúcio Bernardo Jr.
Dep. Eduardo Cunha
Eduardo Cunha: não é possível a imposição do pagamento dessa dívida ao cidadão aposentado.

A Câmara analisa projeto que anistia dívida do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para estudante aposentado (PL 7745/14). Pela proposta, após a conclusão do curso de graduação, o saldo devedor será absorvido pelo Fies.

Atualmente, a Lei 10.260/01 não prevê anistia de dívidas de alunos com o fundo. A legislação apenas permite o abate de 1% do saldo devedor para professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica e para médico integrante de equipe de saúde da família, com atuação em regiões carentes.

A lei também estabelece que, em casos de falecimento ou invalidez permanente do estudante tomador do financiamento, o saldo devedor será absorvido conjuntamente pelo Fies e pela instituição de ensino.

De acordo com o autor da proposta, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), existem vários alunos com dificuldades econômicas para custear seus estudos, sendo que, muitas vezes, aposentam-se devendo ao Fies.

“Não é possível a imposição do pagamento dessa dívida ao cidadão aposentado que não exerce mais a profissão para obter remuneração”, afirmou o parlamentar. Para Cunha, não haverá problemas orçamentários porque o número de beneficiários é muito pequeno.

Tramitação
O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito, ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, como tramita em caráter conclusivo, deverá ser analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7745/2014

Íntegra da proposta