Educação, cultura e esportes

Câmara expõe obras de Daniel Azulay sobre combate às drogas

24/10/2014 - 17:26  

Divulgação
Capa da cartilha contra o crack
Capa da cartilha.

Nesta terça-feira (28) será aberta ao público a exposição "Juntos, dizemos não ao crack e outras drogas!", do artista plástico e educador Daniel Azulay, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (29), ocorre a abertura oficial da mostra com o lançamento de cartilha no hall do auditório Nereu Ramos, às 17 horas.

A mostra é uma parceria entre a Câmara dos Deputados, o Sesc e a Zit Editora. A visitação prossegue até dia 30 de outubro, das 9 horas às 18h30.

Composta de 20 obras, a exposição surgiu a partir de um projeto de mesmo nome, com ações de prevenção às drogas nas escolas. O objetivo do trabalho é sensibilizar a sociedade e o governo sobre a importância da família, da escola e da comunidade na prevenção ao uso de entorpecentes.

Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CMN) mostrou que o consumo do crack está presente em 98% das cidades brasileiras, o que o torna um problema de saúde pública.

Cartilha
Com layout de história em quadrinhos, a cartilha traz ilustrações do artista gráfico e educador Daniel Azulay e texto do músico e escritor Vangi Souza. A cartilha, publicada pela Zit Editora, apresenta os males causados pelo crack, sob a perspectiva da prevenção. O livreto é acompanhado por um material de apoio pedagógico, que propõe ações educativas interdisciplinares para serem utilizadas em sala de aula. A ideia é dar aos professores as ferramentas necessárias para que eles se tornem multiplicadores da conscientização na luta contra os entorpecentes ilícitos, em conjunto com a comunidade escolar.

Daniel Azulay
Criador da Turma do Lambe-Lambe, programa educativo da geração dos anos 1980, Azulay é artista plástico, desenhista, compositor e autor de livros infanto-juvenis e videogames interativos. Em seu trabalho para o público infanto-juvenil, ele ensina a desenhar, a construir brinquedos com sucata doméstica, e a defender o meio ambiente.

Hoje, aos 67 anos, viaja pelo mundo expondo, fazendo palestras e conduzindo workshops de arte, educação e responsabilidade social.

Premiado no Brasil e no exterior, suas obras de arte contemporâneas fazem parte do acervo de coleções particulares e de grandes empresas. Hoje, mantém um site dedicado ao ensino da arte de desenhar para crianças.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.