Educação, cultura e esportes

Estudantes de todo o Brasil participam do Parlamento Jovem nesta semana

22/09/2014 - 08:32  

TV Câmara
PARLAMENTO JOVEM
Estudantes em sessão simulada do Plenário na edição do ano passado.

De hoje a sexta-feira (26), a Câmara dos Deputados recebe os 78 estudantes selecionados para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O programa simula uma jornada parlamentar, em que os alunos participam de debates e votações como se fossem deputados.

Realizado anualmente, o Parlamento Jovem é voltado aos alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. Durante cinco dias, os participantes têm uma programação intensa, que inclui atividades parlamentares como posse, eleição da Mesa Diretora, debate e votação em comissões, reunião do Colégio de Líderes e votação em Plenário, a fim de proporcionar reflexão sobre questões de representação, participação e cidadania.

A abertura do evento ocorre às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, com a presença de diretores da Casa e de deputados da Comissão Executiva do Parlamento Jovem. Logo após a cerimônia, serão realizadas palestras sobre o papel institucional da Câmara e o processo legislativo, com orientações sobre os trabalhos a serem desenvolvidos.

A atividade parlamentar começa nesta terça-feira (23), após a sessão solene que dará posse aos jovens no auditório Nereu Ramos. Na sexta-feira (26), último dia do evento, os estudantes vão deliberar em Plenário sobre os projetos apresentados.

Projetos selecionados
Uma comissão de assessores legislativos da Câmara escolheu 78 das 2.079 propostas encaminhadas por estudantes do ensino médio de todo o País – número recorde de inscrições. A quantidade de estudantes selecionados por estado foi proporcional ao número de deputados de cada unidade da Federação. Os projetos de lei foram escolhidos de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza.

Neste ano, a maioria dos projetos é da área de educação. Entre eles, destacam-se propostas de implantação de plataforma multimídia na rede pública de ensino e de contratação de jovens com bom desempenho no ensino médio para auxiliar professores do ensino fundamental.

Também foram escolhidos projetos na área de saúde, meio ambiente e segurança pública. Os jovens parlamentares se preocuparam, por exemplo, com o trabalho compulsório em presídios, a formação política, a simplificação de registro de imóveis e a criação de conselhos tutelares de fronteiras.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.