Educação, cultura e esportes

PEC permite cobrança por especialização em universidades públicas

07/07/2014 - 16:12  

TV CÂMARA
Dep. Alex Canziani (PTB-PR)
Alex Canziani: esses cursos geralmente são para profissionais e empregados de grandes empresas.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 395/14 especifica que o ensino superior na rede pública será gratuito apenas nos cursos regulares.

De acordo com o autor, deputado Alex Canziani (PTB-PR), o objetivo é excluir do princípio constitucional da gratuidade as atividades de extensão caracterizadas como cursos de treinamento e aperfeiçoamento, assim como os cursos de especialização.

Canziani argumenta que esses cursos “geralmente se dirigem a públicos restritos, quase sempre profissionais e empregados de grandes empresas, constituindo importante fonte de receita própria das instituições oficiais”.

O autor lembra ainda que, há anos, diversas instituições públicas de educação superior já consideram a oferta de tais atividades como não abrangidas pelo princípio da gratuidade.

O tema, porém, tem gerado controvérsias e questionamentos judiciais, segundo afirma. “Caso as instituições públicas venham a ser obrigadas a deixar de cobrar por esses cursos, certamente deixarão de oferecê-las, com graves prejuízos para a economia nacional e perdas significativas de receitas próprias”, diz.

Tramitação
Inicialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja acolhida, segue para análise por uma comissão especial criada para esta finalidade.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 395/2014

Íntegra da proposta