Educação, cultura e esportes

Audiência avalia criação do Dia Nacional da Música Caipira

Proposta também reivindica criação de um circuito musical de raiz no interior e nos grandes centros culturais brasileiros.

25/03/2014 - 22:21  

Alexandra Martins / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o
Representantes do Clube da Viola defenderam a criação da data para ampliar a divulgação do gênero musical.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir o projeto de lei de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que sugere o dia 17 de fevereiro como o Dia Nacional da Música Raiz, também conhecida como música caipira (PL 7131/14).

A presidente da comissão, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), reconheceu a relevância do tema para o povo brasileiro. Por essa razão, ela acredita que a matéria não terá problemas para ser aprovada pelas comissões da Casa. "A aprovação desse dia será, sem duvidas, uma marca dessa Comissão de Cultura em respeito a essa manifestação cultural. E, pela força que a música caipira de raiz tem no coração do povo brasileiro, tenho certeza que as demais comissões não farão objeção na aprovação rápida desse dia comemorativo. Eu espero que, em breve tempo, possamos aprovar o projeto do deputado Onofre Santo Agostini".

Registro do gênero musical
A data de 17 de fevereiro marca a morte do jornalista, escritor e folclorista Cornélio Pires. Ele publicou mais de 20 livros, nos quais registrou o vocabulário, as músicas e os dialetos usados pelos caipiras.

O presidente do Clube da Viola, Volmi Batista da Silva, falou sobre a importância de Cornélio Pires para a música de raiz brasileira. "Em uma época que não havia nenhum reconhecimento sa música caipira, ele [Cornélio Pires] conseguiu gravar o primeiro disco de música caipira no Brasil. Felizmente, se propõe o dia nacional da música caipira. É um primeiro passo para que a gente conquiste de vez as nossas reivindicações que são levar essa música para o Brasil todo e mostrar para quem realmente interessa que há musica popular brasileira".

Circuito musical caipira
O projeto de lei também reivindica a criação de um circuito musical caipira no interior e nos grandes centros culturais brasileiros, além de uma sede para o Clube do Violeiro em Brasília, uma entidade cultural sem fins lucrativos cujo objetivo é valorizar, manter e divulgar a cultura caipira e as tradições populares do interior do País.

Da Redação - RCA
Colaboração - Lara Silvério

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7131/2014

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre