Educação, cultura e esportes

Projeto destina recursos de 14º e 15º salários de parlamentares à educação

23/01/2014 - 13:21  

Sefot
Erika Kokay
Para Erika Kokay, a aplicação desses recursos no Fundeb será um passo importante para garantir educação pública de qualidade.

Da deputada Erika Kokay (PT-DF), o Projeto de Lei 5694/13, em análise na Câmara dos Deputados, destina ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) os recursos remanescentes da extinção do pagamento de ajuda de custo aos parlamentares (14º e 15º salários), aprovada em março do ano passado pela Casa. Ainda conforme o texto, o valor será atualizado a cada ano pelo índice oficial de inflação.

Segundo Kokay, o fim do pagamento dessa subvenção no início e no final de cada ano representaria economia da ordem de R$ 31,4 milhões no exercício de 2013, e de cerca de R$ 100 milhões até 2015. “Ainda que absolutamente insuficiente para suprir a carência de recursos para a educação, [esse reforço orçamentário] será relevante e significará um passo importante para que seja garantida educação pública de qualidade”, sustenta.

Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta