Educação, cultura e esportes

Comissão aprova projeto que dispensa músicos de registro profissional

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2011 já liberou a categoria da inscrição em entidade de classe.

16/12/2013 - 23:01  

TV Câmara
Dep. Raul Henry (PMDB-PE)
Raul Henry: "o que deve determinar o mercado do músico é o seu talento e a preferência da sociedade".

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6303/09, do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que permite o livre exercício da profissão de músico no País. A proposta proíbe a exigência de inscrição na Ordem dos Músicos do Brasil para que os profissionais realizem seu trabalho.

Zequinha Marinho argumentou que os músicos sofrem inúmeros constrangimentos ao ter que interromper shows por falta da inscrição na Ordem dos Músicos.

O relator do projeto, deputado Raul Henry (PMDB-PE), apresentou parecer favorável. “O que deve determinar o mercado do músico é o seu talento e a preferência que a sociedade tem pelo seu trabalho”, disse.

Direitos trabalhistas
O presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, Roberto Bueno, disse que é contrário à aprovação do projeto por entender que a obrigatoriedade do registro garante que os direitos dos músicos sejam respeitados. Segundo ele, a atividade não é valorizada no Brasil, pois cerca de 85% dos profissionais não têm os seus direitos garantidos. “Nós estamos preocupados com os direitos trabalhistas dos músicos”, declarou.

Em agosto de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a atividade de músico não depende do registro profissional e que somente nos casos que a profissão apresentar risco de morte poderá ser exigida inscrição em algum conselho de fiscalização profissional.

Tramitação
O projeto foi aprovado pela Comissão de Cultura no último dia 4 de dezembro. O texto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Rádio Câmara – PT
Colaboração – Lidyane Barros

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6303/2009

Íntegra da proposta