Educação, cultura e esportes

Câmara aprova homenagem a Anita Garibaldi

06/12/2013 - 12:04  

A Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3) projeto de lei que nomeia a ponte a ser construída na travessia entre a Lagoa da Cabeçuda e o Canal Laranjeira, na duplicação da BR-101/Sul, no município de Laguna (SC), de “Ponte Anita Garibaldi” (PL 2324/11). A proposta é uma homenagem à heroína brasileira nascida na cidade de Laguna, em 1821, uma das principais líderes da Guerra dos Farrapos (1835-1845) e das lutas pela unificação da Itália (1815-1870), ao lado de Giuseppe Garibaldi.

Como tramita de forma conclusiva, a proposta segue agora para o Senado, a menos que seja apresentado recurso para que haja votação no Plenário. Antes, já havia sido aprovada pelas comissões de Viação e Transporte e de Educação e Cultura.

O relator, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), defendeu a aprovação do projeto na comissão.

O autor da proposta, deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), afirmou que o objetivo é “homenagear esta heroína dos dois mundos: Brasil e Itália”. Anita Garibaldi faleceu na cidade de Ravenna, na Itália, em 4 de agosto de 1849, aos 26 anos de idade.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2324/2011

Íntegra da proposta