Educação, cultura e esportes

Escola de ensino médio poderá ter orientação vocacional obrigatória

27/11/2013 - 19:08  

TV Câmara
DEP. MAJOR FABIO
Major Fábio: "maioria dos jovens chega ao fim do ensino médio sentindo-se despreparada para decidir futuro profissional”.

O Projeto de Lei 6063/13, do deputado Major Fábio (Pros-PB), em análise na Câmara dos Deputados, determina que as escolas de ensino médio ofereçam orientação vocacional aos alunos, prestada por psicólogos e pedagogos. Esses profissionais vão ajudar os estudantes no momento da escolha profissional.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 9.394/96). Atualmente, a lei não traz a exigência de orientação vocacional no ensino médio. A regra prevista no projeto deve ser seguida por escolas públicas e privadas.

“A maioria dos jovens chega ao fim do ensino médio sentindo-se despreparada para decidir seu futuro profissional”, diz o deputado. Segundo ele, a orientação pode ajudar nesse conflito, auxiliando o aluno na escolha da profissão.

Major Fábio afirma ainda que o fornecimento do serviço nas escolas públicas é importante porque os pais dos alunos nem sempre conseguem arcar com os custos da contratação de psicólogos ou pedagogos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6063/2013

Íntegra da proposta