Educação, cultura e esportes

Câmara aprova inclusão de Jovita Feitosa no Livro dos Heróis da Pátria

30/10/2013 - 12:45  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), de forma conclusiva, proposta que inscreve o nome de Jovita Alves Feitosa no Livro dos Heróis da Pátria. O texto segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3683/12, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que lembra o fato de Jovita Alves Feitosa ter sido voluntária nas tropas brasileiras durante a Guerra do Paraguai. “Conta-se que, disfarçada de homem, com os cabelos cortados e usando um chapéu de couro, foi à capital, onde se agrupavam os Voluntários da Pátria, alistar-se para ir à guerra", explicou a deputada.

"Jovita tornou-se, no Rio, personalidade pública e notória. Todos queriam saber da mulher do Piauí que queria ir à guerra. Foi aclamada pelo povo e recebeu inúmeras homenagens, discursos e admirações devido à sua atitude patriótica”, acrescentou Rosado. “Apesar do clamor, o então Ministro da Guerra, Visconde de Cairú, expediu um ofício, negando-lhe permissão para a frente de combate e dando-lhe apenas o direito de agregar-se ao Corpo de Mulheres que iria prestar serviços compatíveis com a natureza feminina”.

O Livro dos Heróis da Pátria está no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e homenageia pessoas que serviram ao País. Tiradentes foi o primeiro nome inscrito no documento. Zumbi dos Palmares e Dom Pedro I também participam da lista de homenageados.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3683/2012

Íntegra da proposta