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10/09/2013 - 19h55

Formação profissional de baixa qualidade prejudica aulas de Matemática, diz SBMAC

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Geraldo Nunes Silva, admitiu que há problemas sérios na formação profissional: "crianças estão sendo ensinadas por quem não gosta de matemática".

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Alessandro Jacques Ribeiro, acrescentou que essa "crise" não está restrita apenas ao ensino da matemática nem somente ao Brasil e às escolas públicas. “Os problemas também ocorrem com outras disciplinas, em outros países e nas escolas privadas.”

O presidente da SBEM se queixou da "ausência significativa de formação psicopedagógica". A maioria dos professores de licenciatura são matemáticos com pesquisas em ciência pura.

Carreira de estado
Geraldo Silva ainda criticou os baixos salários e a elevada carga horária dos professores (em geral) e defendeu a transformação da categoria em carreira de estado. “O professor precisa de tempo para estudar, qualificar-se e participar de congressos profissionais.”

Para o dirigente, a partir do 7° ou 8° ano do ensino fundamental, as salas de aula tradicionais devem ser substituídas por salas de matemática ou de outra disciplina científica específica, "em que o aluno vai ao ambiente do professor", devidamente equipado com as mídias digitais modernas. Trata-se do projeto "professores para o século 21".

Já em relação às iniciativas de incentivo aos estudantes, Alessandro Ribeiro elogiou, por exemplo, as Olimpíadas de Matemática, mas lamentou o fato de elas estarem restritas a um número reduzido de jovens.

Íntegra da proposta:

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção

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