Educação, cultura e esportes

Comissão aprova teste vocacional para menor infrator

22/08/2013 - 18:40  

Leonardo Prado
Lelo Coimbra
Lelo Coimbra: preparar o menor infrator para o trabalho pode influenciar a ressocialização.

A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (21) o Projeto de Lei 232/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que torna obrigatória a orientação vocacional nos processos de escolarização e profissionalização de adolescentes em regime de semiliberdade. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) para incluir a obrigação.

O relator, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), argumentou que preparar o menor infrator para o trabalho de maneira adequada pode influenciar a ressocialização. “É objetivo fundamental da educação brasileira a preparação do indivíduo para o exercício profissional. Quando esse indivíduo se encontra em situação de extrema vulnerabilidade social, como é o caso de menores que já praticaram ato infracional, a efetividade desse preparo para o trabalho e para uma vida produtiva faz-se ainda mais premente”, justificou.

Coimbra apresentou uma emenda que retirou do texto a obrigatoriedade de que os testes vocacionais se utilizem de testes de interesse, de aptidão e de habilidades, por considerar um detalhamento excessivo da proposta original. 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 232/2011

Íntegra da proposta