Educação, cultura e esportes

Proposta obriga escola pública a ter laboratório de Matemática

Autor considera que o ensino puramente teórico da disciplina é responsável pelo baixo rendimento dos estudantes brasileiros na matéria.

09/08/2013 - 10:39  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5218/13, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que obriga as escolas públicas de ensino fundamental e médio a ter laboratório de Matemática. De acordo com a proposta, os professores deverão ter a formação necessária para saber dar aula com os materiais do laboratório.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB (Lei 9.394/96) não estabelece a obrigação de laboratórios para nenhuma aula específica.

Arquivo/ Renato Araújo
Stepan Nercessian
Stepan Nercessian: ensino meramente teórico não forma estudantes capazes de aplicar Matemática no dia a dia.

Ensino inadequado
Segundo o deputado, vários especialistas em educação questionam o ensino da matemática apenas por métodos dedutivos adotado no Brasil há mais de cem anos. Nercessian acredita que as baixas notas em vestibulares, concursos e provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam reflexos de um ensino somente teórico da Matemática.

Outro problema apontado por ele é que “os estudantes brasileiros não estão conseguindo utilizar a matemática apresentada nas escolas para resolver problemas cotidianos”.

A implantação dos laboratórios, de acordo com o deputado, pode aumentar a autoconfiança dos estudantes. “A existência do laboratório gera um movimento positivo em direção às transformações necessárias para um ambiente motivador do interesse dos alunos”, afirmou Nercessian.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5218/2013

Íntegra da proposta