Educação, cultura e esportes

Penalidade para professores provocaria demissão em massa, diz deputado

12/03/2013 - 21:08  

Deputados apoiaram o fim da penalidade de inabilitação do professor que não cumprir o prazo de graduação previsto no PL 5395/09.

Para o deputado Weverton Rocha (PDT-MA), a punição poderia representar demissão em massa em estados e municípios mais pobres, que não teriam condições de cumprir os prazos, apesar do esforço dos professores. “Os deputados precisam conhecer a realidade do meu estado, esses professores serão demitidos e não haverá substitutos”, disse o parlamentar.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) apoiou a retirada do texto, mas alertou para a necessidade de um prazo final para a exigência de graduação. “Um país que quer melhorar seus resultados de educação precisa colocar um limite temporal. Em algum momento, é preciso parar de fazer concursos de nível médio [para professor].”

Posição contrária
Para o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), a exigência era correta, ainda mais porque seria para novos professores, nos futuros concursos. “Permite-se que os profissionais ingressem para lecionar até a sexta série, mas têm seis anos para fazer um curso superior, isso é bem razoável”, declarou.

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), afirmou que o prazo não estava de acordo com a realidade de todo o País. Ele disse que outras medidas são mais eficazes para a formação de professores. “O estímulo e o financiamento é a melhor forma, com melhores salários e formação continuada”, disse.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta