Educação, cultura e esportes

Comissão aprova verba adicional para escola que construir laboratório

Projeto ainda será votado por outras duas comissões, antes de seguir para o Senado.

26/12/2012 - 14:12  

Arquivo/ Beto Oliveira
Professora Dorinha Seabra Rezende
Dorinha Seabra Rezende: adicional não será necessário para o ensino técnico.

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, no último mês de novembro, proposta que aumenta as verbas repassadas para as escolas públicas de ensino médio e fundamental que decidirem construir ou reformar laboratórios de ciências. A medida está prevista no Projeto de Lei 1777/11, do deputado Missionário José Olimpio (PP-SP).

Pela proposta, as instituições que destinarem parcela dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a instalação e a melhoria de laboratórios de ciências receberão assistência financeira adicional. O valor desse adicional será divulgado anualmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), juntamente com as normas e os critérios a serem respeitados pelas escolas que queiram pleitear o benefício.

Ensino técnico
A proposta aprovada pela Comissão de Educação acaba com a possibilidade de recebimento do adicional nos casos de construção de laboratórios para ensino técnico, o que estava previsto no texto original do projeto. A relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), explicou que os valores repassados às escolas de ensino técnico já são maiores, tendo em vista as necessidades específicas dessa etapa de ensino.

“Além disso, a lei que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego [Pronatec – Lei 12.513/11] pode e deve cumprir a função de colaborar para a melhoria da infraestrutura da educação profissional. Essa será uma importante fonte de recursos para esses investimentos em infraestrutura para a educação profissional e tecnológica”, argumentou a relatora.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1777/2011

Íntegra da proposta