Educação, cultura e esportes

Projeto torna obrigatória divulgação de autores e intérpretes de músicas

24/10/2012 - 09:52  

Arquivo/ Gustavo Lima
Arnaldo Jordy
Jordy quer que rádios e TVs divulguem também nomes dos intérpretes das músicas.

Tramita na Câmara projeto que estabelece critérios para assegurar a divulgação do nome do autor, da música e dos intérpretes das obras executadas em programas de rádio e TV. A proposta (PL 4234/12) altera a Lei de Direitos Autorais (9.610/98). Se a execução for de música popular brasileira ou estrangeira, o projeto determina que será informado o nome do autor da letra e da música, assim como o do intérprete, banda ou coral. Se a música for erudita, deverão ser informados os nomes do autor da obra, da orquestra e do regente.

A lei em vigor não exige que estes dados sejam divulgados no momento da execução da obra musical em rádios e TVs. 

Para o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), autor do projeto, ao não impor uma obrigatoriedade explícita, a legislação vigente contribui para que muitas emissoras deixem de divulgar ao longo da programação informações relacionadas ao autor e às obras musicais.

Pela proposta, os veículos de comunicação ficam obrigados a informar aos ouvintes, telespectadores ou leitores, antes ou após a execução da música ou do bloco de músicais, o nome do autor e o nome completo da obra. No caso especifico da TV, a identificação pode ser feita por meio da inserção de caracteres na tela.

O texto ainda prevê que até o último dia útil de cada mês, as emissoras deverão disponibilizar no próprio site na internet planilhas com a relação completa das obras musicais executadas no mês anterior.

Sanções
O projeto estabelece que o descumprimento da determinação sujeita o infrator a suspenção da transmissão ou retransmissão do programa por autoridade judicial competente, sem prejuízo de multa diária e das demais indenizações cabíveis, além das sanções penais.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4234/2012

Íntegra da proposta